Estados Unidos

Estudo americano realça importância de chips em cães e gatos


2009-11-04

Um estudo realizado por uma universidade americana realça a importância dos chips nos animais de companhia, quando estes se perdem, mostrando como a colocação destes dispositivos tem permitido aumentar exponencialmente o número de animais que retornam às suas casas.

O estudo foi realizado por uma equipa liderada por Linda Lord, professora de medicina veterinária da Ohio State University, e foi recentemente publicado no Journal of the American Veterinary Medical Association.

De acordo com os resultados obtidos, o número de gatos que regressam a casa aumentou cerca de 20 vezes. Já em relação aos cães, o número de retornos cresceu cerca de duas vezes e meia, relativamente aos números anteriores.

Estes dados são obtidos em abrigos que fazem a recolha de animais em 23 estados e em 53 instituições. A comparação é feita com dados anteriores, onde a referência era o número de telefone e a morada do proprietário na coleira dos animais.

Nos Estados Unidos ainda não é muito frequente os animais terem microchip, mas os números demonstram o sucesso que este tipo de aparelho pode ter na procura dos donos pelos animais de companhia, quando estes se perdem.

Mesmo assim, este estudo demonstrou algumas lacunas, já que parte significativa dos animais identificados - cerca de 10% - não pôde ser entregue aos donos, por os números de telefone estarem errados, ou porque os donos mudaram de número e essa alteração não foi comunicada aos serviços de registo.

As 53 instituições que colaboram com este estudo fazem, por protocolo, um varrimento de chip a todos os animais que acolhem e, nos animais identificados, mais de 70% dos donos pretendiam ter os seus animais de volta.

Este estudo decorreu entre Agosto de 2007 e Março de 2008 e envolveu 7704 animais aos quais foram implantados chips e que foram parar a algum destes abrigos.

Outro factor a ter em conta, segundo o estudo, é a dificuldade em identificar os chips em alguns animais. Se é verdade que mais de 87% dos casos foi de imediato possível identificar o chip aquando da recepção dos animais, cerca de 10% só foram descobertos na consulta veterinária a que todos os animais são sujeitos quando chegam aos abrigos, e cerca de 2,5 % numa última tentativa de identificar um chip quando os animais já iam para abate, por ninguém os reclamar ou não terem sido adoptados. Como esta dificuldade pode ser dos aparelhos de scanner das instituições envolvidas, depois de terem sido recolhidos os dados foi aconselhado às instituições envolvidas que rastreassem os animais várias vezes, na tentativa de aumentar o número de animais identificados.

Foi também solicitado aos veterinários que, nas consultas anuais aos animais que observam, façam sempre um varrimento ao chip para aferir os dados do animal e confirmá-los com o respectivo dono, e para alertarem os donos para a necessidade de fazerem a alterações dos dados sempre que mudem de casa ou de telefone.

Em resultado do estudo, foi também criada uma base de dados nacional para todos os animais com chip, para permitir um mais fácil acesso aos dados do dono sempre que algum animal seja encontrado.

Apesar de o número de animais identificados com chip estar a aumentar nos Estados Unidos, a verdade é que só 1,8 % dos animais que entraram nos abrigos usava este sistema de identificação. Estima-se que só cerca de 5 % de animais de companhia nos Estados Unidos, entre cães, gatos e cavalos, estarão identificados com chip.

Numa tentativa de aumentar o número de animais identificados com chip, muitas das entidades que colaboraram com este estudo instalam-nos gratuitamente nos animais que vão ser dados para adopção, quando estes encontram uma família que os acolha.


Notícias
2014-07-27 Turquia
Em Istambul, na Turquia, uma empresa de reciclagem desenvolveu um equipamento a pensar nos cães de rua que vagueiam pela cidade. Se esta ideia inovadora vingar, num futuro próximo muitas outras cidades podem dar o exemplo e minimizar o sofrimento de muitos cães de rua que, infelizmente, continuam a vaguear por quase todos os locais onde existem aglomerados populacionais.
Filtros: Cães
2014-07-27
Quando há apenas 14 anos criaram na Flórida este abrigo para animais, os seus fundadores estavam longe de pensar que se iam tornar o maior santuário para gatos domésticos do mundo, e muito menos acreditaram que, em tão pouco tempo, poderiam salvar tantos gatos.
Filtros: Gatos
2014-07-20 Escócia
Desde há muito que equipas de investigadores das mais variadas universidades e institutos em todo o mundo dizem que os cães melhoram a saúde física e mental dos donos, que o contacto diário com eles promove a sociabilidade dos últimos, entre muitas outras coisas.
Filtros: Cães
2014-07-20 Inglaterra
Uma verdadeira guerra está instalada em Inglaterra para saber quem é o gato mais velho do mundo. Neste momento, há duas meninas candidatas, mas isso vai ter que lhes ser reconhecido pelo Guinness e, se aparentemente há uma grande diferença de idades, só a validação dos documentos de nascimento poderá por fim a esta disputa.
Filtros: Gatos
2014-07-20 França
Segundo o relatório do tribunal de contas da República Francesa, os cães do antigo presidente francês Nikolas Sarkozy produziram danos no mobiliário do Palácio do Eliseu que tiveram um custo de reparação de cerca de 6600 Euros.
2014-06-21 Portugal
O Jardim Zoológico apresenta o seu mais recente habitante: uma cria de Rinoceronte-branco. Nascida no último dia da Mãe, 4 de maio, a pequena cria é uma fêmea e pesa já mais de 40Kg e faz as delícias de todos os visitantes.
2014-06-21 Inglaterra
Max é um cão pisteiro, habituado a ser bem sucedido na busca de pessoas perdidas ou procuradas. Desta vez, salvou uma senhora que se perdeu num denso bosque perto da sua casa. A senhora, de 79 anos, tinha saído para ir realizar uma compras e, por um motivo ainda desconhecido, na viagem de volta a casa saiu do autocarro numa paragem distante do local onde o devia ter feito.
Filtros: Cães
2014-06-15 Estados Unidos
Um polícia americano salvou um cão que estava preso dentro de uma viatura, no fundo de um lago perto de Carver, no estado do Massachusetts, depois de receber um pedido de auxílio. O agente David Harriman, de 59 anos, estava na sua viatura de serviço quando soou o pedido de ajuda para uma carrinha que tinha caído a um lago com cerca de 8 metros de profundidade.
Filtros: Cães
2014-06-15 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de lançar um novo desafio para os amantes de animais: o jogo memória de elefante. O parque deu um toque selvagem ao tradicional jogo de memória, que tem como objetivo que os participantes formem pares de animais que estão virados ao contrário.
2014-06-14 Portugal
29 de Junho - Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos
No próximo dia 29 de Junho, pelas 15h, será apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o livro «Gato sem Segredos», por Manuel Pizarro, Vereador da Câmara Municipal do Porto e recente impulsionador de várias iniciativas em prol do bem-estar e dignidade dos animais.
Filtros: Gatos


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Matosinhos, Portugal
Afiação de Lâminas Tosquia e T
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy