Nova Zelândia

Quase uma centena de baleias-piloto dão à costa


2012-01-23

Num triste cenário que teima em repetir-se várias vezes por ano, um grupo de quase uma centena de baleias-piloto arrojou numa praia de Golden Bay, no Sul da Nova Zelândia.

Uma última contagem apontava para mais de duas dezenas de animais já mortos, encontrando-se o restante do grupo em águas pouco profundas, o que poderá nas próximas horas causar a morte da maioria dos animais que arrojaram.

Este grupo de animais está já a receber o apoio de equipas de resgate especializadas e de muitos voluntários, que nestes casos disponibilizam o seu tempo na esperança, muitas vezes vã, de salvar alguns dos animais. Mesmo em muitos casos em que se conseguem devolver as baleias ao mar alto, estas acabam por ser encontradas pouco tempo depois encalhadas no mesmo local ou próximo do local onde foram resgatadas.

Dado o número de animais envolvidos neste incidente, as autoridades locais estimam tratar-se de dois grupos distintos que um infeliz acaso juntou na mesma praia no mesmo dia, já que por norma os grupos destes animais não ultrapassam os cinquenta.

Em poucos meses, este já é o terceiro caso a ser noticiado no país. Num caso ocorrido em Novembro de 2011, 65 baleias acabaram por morrer na mesma região depois de arrojarem à praia, e no início do mesmo ano outras 107 baleias-piloto tiveram a mesma sorte em Stewart Island, uma pequena ilha ainda mais a Sul no território neozelandês.

Os motivos para estes casos de arrojamento em massa às praias não são conhecidos. Muitos apontam os sonares dos barcos e dos submarinos como os principais culpados para o desnorte e consequente «suicídio» de cetáceos em praias em todo o mundo, mas principalmente na Nova Zelândia, na Austrália e nos Estados Unidos. Contudo, existem relatos destes tristes acontecimentos terem ocorrido, com muitos animais envolvidos, muito antes de estes aparelhos terem sido inventados.


Notícias
2015-04-24 Estados Unidos
Um surto de gripe canina está a assustar a população da região de Chicago, nos Estados Unidos, e levou já as autoridades sanitárias a enviar alertas aos donos, passeadores e tratadores de cães. Estima-se que na região mais de 5000 cães possam já ter contraído o vírus e que cerca de 1000 destes animais estejam contaminados dentro da própria cidade.
Filtros: Cães
2015-04-24 Japão
A forte ligação que humanos e cães desenvolvem está relacionada com um conjunto de fatores, que vão desde a necessidade que os cães têm de ter um líder, até à nossa necessidade de ter um amigo em quem confiar, sendo que pelo meio ficam muitos outros sentimentos igualmente importantes.
Filtros: Cães
2015-04-16 Estados Unidos
Mais 600 cães da raça Welsh Corgi Pembroke compareceram a um evento denominado «So Cal Corgi Beach Day» que se realiza no início de cada nova estação do ano na praia de Hutington Beach, na Califórnia, acontecendo portanto quatro vezes ao longo de cada ano civil.
Filtros: Cães
2015-04-16 China
No passado fim de semana, a cidade de Pequim foi palco de um acontecimento que, até há pouco, seria impensável no grande país asiático, onde poucos eram aqueles que entendiam os cães como animais de companhia.
Filtros: Cães
2015-04-16 Portugal
18 e 19 de Abril, Hospital de Referência Veterinária Montenegro
Inserido na oferta de cursos de 2015, o Centro de Formação do Hospital de Referência Veterinária Montenegro (HVM) realiza nos próximos dias 18 e 19 de Abril, entre as 9h00 e as 18h00, o Curso de Cirurgia de Tecidos Moles, com formação teórico-prática.
2015-04-09 Portugal
No próximo Domingo, dia 12 de Abril, o Montijo irá ser palco da sua 5ª Exposição Canina Nacional. O certame vai ser realizado no Parque de Exposições do Montijo, com a receção dos cães a concurso a começar às 9h00 da manhã e os julgamentos a terem início uma hora mais tarde, a partir das 10h00.
Filtros: Cães
2015-04-08 Estados Unidos
São muitas as competências reconhecidas aos cães. Para nos guiarem quando os olhos faltam, para nos protegerem, para nos ajudarem a diagnosticar doenças, para nos obrigarem a fazer exercício físico e tantas outras coisas que os cães sabem fazer tão bem.
Filtros: Cães
2015-03-25 Inglaterra
Poder-se-ia quase usar a velha expressão «estes ingleses estão doidos», mas parece que não. É mesmo verdade, um grupo de cidadãos, súbditos de sua majestade, realizou uma corrida de cães cuja finalidade era encontrar o sexo e o nome próprio do próximo príncipe que deverá nascer durante o próximo mês de abril, o que ainda não foi oficialmente revelado pela casa real, e que faz aumentar as expectativas e também as apostas por parte dos muito fleumáticos ingleses.
2015-03-25 Japão
Uma empresa japonesa com sede em Tóquio está a desenvolver um novo conceito de negócio, nomeadamente o aluguer de cães para pequenos passeios e, aparentemente, não se está sair nada mal. Os japoneses são, na sua esmagadora maioria, verdadeiramente apaixonados por cães e gatos, mas na sua maioria têm também um grande problema de falta de espaço nas suas pequenas habitações características das grandes cidades.
Filtros: Cães
2015-03-24 Portugal
Férias da Páscoa rimam com tempo livre e ao ar livre, aprendendo mais sobre os animais mais incríveis do Jardim Zoológico. Entre 23 de Março e 2 de Abril, o Jardim Zoológico realiza o Campo de Férias – ATL de Páscoa e abre as suas portas às crianças mais curiosas entre os 6 e os 16 anos, que terão a oportunidade de conhecer de perto algumas espécies através de encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do parque e tornarem-se verdadeiros Exploradores da Natureza.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Santo Tirso / Porto, Portugal
Pinscher Miniatura
Amarante, Portugal
Centro Veterinária de Amarante
São Paulo, Brasil
canil menorah filhotes amoroso

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy