Nova Zelândia

Quase uma centena de baleias-piloto dão à costa


2012-01-23

Num triste cenário que teima em repetir-se várias vezes por ano, um grupo de quase uma centena de baleias-piloto arrojou numa praia de Golden Bay, no Sul da Nova Zelândia.

Uma última contagem apontava para mais de duas dezenas de animais já mortos, encontrando-se o restante do grupo em águas pouco profundas, o que poderá nas próximas horas causar a morte da maioria dos animais que arrojaram.

Este grupo de animais está já a receber o apoio de equipas de resgate especializadas e de muitos voluntários, que nestes casos disponibilizam o seu tempo na esperança, muitas vezes vã, de salvar alguns dos animais. Mesmo em muitos casos em que se conseguem devolver as baleias ao mar alto, estas acabam por ser encontradas pouco tempo depois encalhadas no mesmo local ou próximo do local onde foram resgatadas.

Dado o número de animais envolvidos neste incidente, as autoridades locais estimam tratar-se de dois grupos distintos que um infeliz acaso juntou na mesma praia no mesmo dia, já que por norma os grupos destes animais não ultrapassam os cinquenta.

Em poucos meses, este já é o terceiro caso a ser noticiado no país. Num caso ocorrido em Novembro de 2011, 65 baleias acabaram por morrer na mesma região depois de arrojarem à praia, e no início do mesmo ano outras 107 baleias-piloto tiveram a mesma sorte em Stewart Island, uma pequena ilha ainda mais a Sul no território neozelandês.

Os motivos para estes casos de arrojamento em massa às praias não são conhecidos. Muitos apontam os sonares dos barcos e dos submarinos como os principais culpados para o desnorte e consequente «suicídio» de cetáceos em praias em todo o mundo, mas principalmente na Nova Zelândia, na Austrália e nos Estados Unidos. Contudo, existem relatos destes tristes acontecimentos terem ocorrido, com muitos animais envolvidos, muito antes de estes aparelhos terem sido inventados.


Notícias
2014-10-19 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um museu situado em St. Louis, no Missouri, permite que os cães visitem livremente a exposição. Afinal, aquele espaço é dedicado a eles e, sem os cães que ajudaram a construir a história do mundo, o museu não existiria e muita dessa história ficaria por contar.
Filtros: Cães
2014-10-19 Portugal
O Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a conhecerem a sua nova proposta educativa na 11ª edição do Dia Aberto ao Professor, que se realizará no próximo dia 25 de outubro. A programação deste ano letivo destina-se a promover a descoberta do mundo marinho e a confiança de que crianças, jovens e adultos necessitam para acreditar que de facto é possível fazer a diferença nos oceanos de hoje e do futuro.
2014-10-19 Portugal
No passado dia 8 de Outubro, no encerramento da 5ª edição do Vetbizz - Encontro Anual de Gestão Veterinária, Luís Montenegro, director clinico do Hospital Veterinário Montenegro (HVM), foi distinguido pelos Prémios Veterinária Atual como Veterinário do Ano para os animais de companhia, na categoria de Pequenos Animais.
2014-10-12 Grécia
Não foi um cão bafejado pela sorte. Não tinha raça definida, nem teve uma família de acolhimento durante parte da sua vida. Da parte de um grupo de cidadãos gregos, recebeu o nome de Loukanikos (que em grego significa salsicha) quando, em 2010, estava sempre na linha da frente das manifestações que tiveram lugar em Atenas, e morreu na cidade que o viu nascer sem agitações nem rebeliões populares, ficando conhecido como o cão «Indignado».
Filtros: Cães
2014-10-12 Rússia
Quatro crias de gato-leopardo-de-Amur, ou gatos-selvagens-do-oriente, e respectiva mãe foram filmados na natureza na região onde vivem, na Rússia. É a primeira vez que tal acontece pois esta espécie, que se encontra em vias extinção, é dificil de encontrar por deixar muito poucas pistas da sua passagem e evitarem os humanos a todo o custo, ao contrário dos seus primos de maior dimensão, os leopardos-de-Amur.
2014-10-06 Estados Unidos
Um californiano residente na cidade de São Francisco disfarçou de forma pouco criativa o seu Dogue de Bordéus de leão apenas para assustar os vizinhos, o que de alguma forma conseguiu, já que visto de longe o cão parece de facto um leão, mas de frente e com um olhar terno de canino não consegue enganar nenhum observador mais atento.
Filtros: Cães
2014-10-02 Global
A perda de animais selvagens na natureza foi mais acelerada do que aquilo que as organizações e governos de todo o planeta pensavam, tendo-se atingido em 2010 uma redução tal que neste ano o número de animais que habitavam o planeta se situava em 52 % do número de animais existentes em 1970.
2014-10-01 Portugal
Entra hoje em vigor a lei que criminaliza os maus tratos a animais, incluindo o abandono destes. A lei que foi publicada no Diário da República em 29 de Agosto vem agora definir as penas de prisão ou coimas às pessoas que, de alguma forma, inflijam sofrimento aos animais em geral e aos donos de animais de companhia em particular.
Filtros: Cães
2014-09-28 Portugal
Com o intuito de proteger os rebanhos e os lobos-ibéricos, diminuindo os conflitos entre os criadores de gado e os animais selvagens, vai começar a ser implantado no terreno o projeto «Life MedWolf – Boas Práticas para a conservação do lobo em regiões Mediterrânicas».
Filtros: Cães
2014-09-20 Portugal
No âmbito do programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), o Jardim Zoológico enviou um Hipopótamo-pigmeu, para o Zoo de Turim. Nascido no Jardim Zoológico em 2011, o hipopótamo José Maria está quase a atingir a maturidade sexual, pelo que este é o momento indicado para iniciar uma nova etapa.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Belo Horizonte, Brasil
Dog City Clínica Veterinária
belo horizonte, Brasil
Pousada Animal - Hotelzinho e

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy