Nova Zelândia

Quase uma centena de baleias-piloto dão à costa


2012-01-23

Num triste cenário que teima em repetir-se várias vezes por ano, um grupo de quase uma centena de baleias-piloto arrojou numa praia de Golden Bay, no Sul da Nova Zelândia.

Uma última contagem apontava para mais de duas dezenas de animais já mortos, encontrando-se o restante do grupo em águas pouco profundas, o que poderá nas próximas horas causar a morte da maioria dos animais que arrojaram.

Este grupo de animais está já a receber o apoio de equipas de resgate especializadas e de muitos voluntários, que nestes casos disponibilizam o seu tempo na esperança, muitas vezes vã, de salvar alguns dos animais. Mesmo em muitos casos em que se conseguem devolver as baleias ao mar alto, estas acabam por ser encontradas pouco tempo depois encalhadas no mesmo local ou próximo do local onde foram resgatadas.

Dado o número de animais envolvidos neste incidente, as autoridades locais estimam tratar-se de dois grupos distintos que um infeliz acaso juntou na mesma praia no mesmo dia, já que por norma os grupos destes animais não ultrapassam os cinquenta.

Em poucos meses, este já é o terceiro caso a ser noticiado no país. Num caso ocorrido em Novembro de 2011, 65 baleias acabaram por morrer na mesma região depois de arrojarem à praia, e no início do mesmo ano outras 107 baleias-piloto tiveram a mesma sorte em Stewart Island, uma pequena ilha ainda mais a Sul no território neozelandês.

Os motivos para estes casos de arrojamento em massa às praias não são conhecidos. Muitos apontam os sonares dos barcos e dos submarinos como os principais culpados para o desnorte e consequente «suicídio» de cetáceos em praias em todo o mundo, mas principalmente na Nova Zelândia, na Austrália e nos Estados Unidos. Contudo, existem relatos destes tristes acontecimentos terem ocorrido, com muitos animais envolvidos, muito antes de estes aparelhos terem sido inventados.


Notícias
2015-08-30 Austrália
Todos achamos que algumas expressões caninas são resultado de ralharmos com eles, nomeadamente se por algum motivo pensamos que devem sentir culpa ou vergonha. Contudo, segundo investigadores australianos, nenhum desses sentimentos é próprio dos cães.
Filtros: Cães
2015-08-16 Portugal
Um grupo de cidadãos lançou uma petição online com o intuito de que seja uma criada uma praia no Algarve onde os cães possam estar acompanhados pelos donos. Não é objetivo dos peticionantes que os cães possam frequentar todas as praias do Algarve ou do país, mas apenas que lhes seja permitido ir a uma praia onde não sejam vistos como intrusos durante a época balnear.
Filtros: Cães
2015-08-02 Alemanha
Depois de hotéis para cães, música para cães, televisão para cães e muitas outras coisas que vão sendo criadas para os nossos melhores amigos, eis que um Museu de Berlim, na Alemanha, decide abrir as suas portas aos cães.
Filtros: Cães
2015-07-12 Estados Unidos
Na política já tudo pode acontecer sem que achemos estranho, até um gato ser candidato à presidência de um dos mais poderosos países do mundo. E este é o mote para uma das histórias mais estranhas dos últimos dias.
Filtros: Gatos
2015-07-12 Portugal
Pelo quarto ano consecutivo, o Oceanário de Lisboa é distinguido com o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Reconhecido em 2014 como o melhor aquário da Europa e o segundo do mundo, o Oceanário de Lisboa ocupa atualmente o primeiro lugar das 436 experiências a viver em Lisboa.
2015-06-24 Portugal
A cria de Hipopótamo-pigmeu com 3 anos nascida no Jardim Zoológico, acaba de viajar para Florida com destino ao Center for Conservationof Tropical Ungulates. Esta espécie está classificada como «Em perigo» pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
2015-06-24 Portugal e Espanha
Foram muitos anos de trabalho dos dois lados da fronteira, muita troca de informação, muitas horas de trabalho de todos os envolvidos, muitas expectativas, muito suor aqui e ali salpicado de lágrimas mas, com todos estes muitos, foi possível salvar o felino mais ameaçado do planeta.
2015-06-24 Estados Unidos
Pelo menos é isso que parece demonstrar um estudo da Indiana University Bloomington, liderado pela investigadora Jessica Gall Myrick. Para chegar a estes resultados, os investigadores observaram atenta e repetidamente o comportamento de 6500 pessoas enquanto viam vídeos mais ou menos engraçados de gatos nos seus computadores, e como reagiam nas horas subsequentes a essas visualizações.
Filtros: Gatos
2015-06-09 Escócia
Foi, no mínimo, uma centena o número de cães que teoricamente se terá suicidado nos últimos 50 anos na Overton Bridge, na Escócia. Esta ponte, construída em 1859, tornou-se famosa porque alguns cães se foram atirando desde o topo dessa estrutura, sem qualquer motivo aparente.
Filtros: Cães
2015-06-09 Portugal
Semana do Ambiente com animação, atividades e novas crias
Este ano, a Semana do Ambiente tem uma comemoração especial no Jardim Zoológico. O grupo de Ursos-pardos cresceu de 3 para 5 animais com o nascimento de duas crias. A sua apresentação ao público integra os quatro dias de atividades lúdicas e educativas que o Jardim Zoológico preparou, entre 8 e 10 de Junho.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Publicidade

Quer arrendar a sua moradia em Mafra?

Sem exclusividade!

Sem complicações!

Tel. 935 998 614

frederico.madeira@espacoadois.pt

Contacte-nos sem compromisso!


Classificados
Salvador, Brazil
Bearded Collie - Havenblue
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy