Nova Zelândia

Quase uma centena de baleias-piloto dão à costa


2012-01-23

Num triste cenário que teima em repetir-se várias vezes por ano, um grupo de quase uma centena de baleias-piloto arrojou numa praia de Golden Bay, no Sul da Nova Zelândia.

Uma última contagem apontava para mais de duas dezenas de animais já mortos, encontrando-se o restante do grupo em águas pouco profundas, o que poderá nas próximas horas causar a morte da maioria dos animais que arrojaram.

Este grupo de animais está já a receber o apoio de equipas de resgate especializadas e de muitos voluntários, que nestes casos disponibilizam o seu tempo na esperança, muitas vezes vã, de salvar alguns dos animais. Mesmo em muitos casos em que se conseguem devolver as baleias ao mar alto, estas acabam por ser encontradas pouco tempo depois encalhadas no mesmo local ou próximo do local onde foram resgatadas.

Dado o número de animais envolvidos neste incidente, as autoridades locais estimam tratar-se de dois grupos distintos que um infeliz acaso juntou na mesma praia no mesmo dia, já que por norma os grupos destes animais não ultrapassam os cinquenta.

Em poucos meses, este já é o terceiro caso a ser noticiado no país. Num caso ocorrido em Novembro de 2011, 65 baleias acabaram por morrer na mesma região depois de arrojarem à praia, e no início do mesmo ano outras 107 baleias-piloto tiveram a mesma sorte em Stewart Island, uma pequena ilha ainda mais a Sul no território neozelandês.

Os motivos para estes casos de arrojamento em massa às praias não são conhecidos. Muitos apontam os sonares dos barcos e dos submarinos como os principais culpados para o desnorte e consequente «suicídio» de cetáceos em praias em todo o mundo, mas principalmente na Nova Zelândia, na Austrália e nos Estados Unidos. Contudo, existem relatos destes tristes acontecimentos terem ocorrido, com muitos animais envolvidos, muito antes de estes aparelhos terem sido inventados.


Notícias
2015-01-28 Estados Unidos
Imagine que o seu gato de estimação, para grande desgosto seu, morre. Sofrendo, faz-lhe o funeral e, passados 5 dias, o gato volta a casa como se nada tivesse acontecido, só o mau especto o trai. Foi isso que aconteceu a Ellis Hutson, em Tampa, na Flórida, que ainda não recuperou completamente do susto, pois agora tem um gato zombi e vai ter que lidar com isso.
2015-01-28 Portugal
Começa já na próxima sexta feira, dia 30 de janeiro, a edição do Pet Festival 2015 – Salão dos Animais de Estimação, que mais uma vez terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Filtros: Cães
2015-01-24
Os animais de companhia podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental dos seus donos e daqueles com quem interagem. Já muito falámos aqui desse tema, mas nos últimos dias, literalmente, vidas humanas foram salvas por animais que não tinham qualquer tipo de treino para o fazerem, mostrando que a sua intuição, por si só, é suficiente para salvar vidas a crianças ou idosos, não fazendo distinção.
Filtros: Gatos
2015-01-17 Inglaterra
Uma cadela de raça labrador aprendeu a viajar sozinha, no autocarro, até ao parque onde o dono a levava a passear e agora realiza a proeza com tanta frequência que os passageiros já sentem a sua falta quando ela não vai.
Filtros: Cães
2015-01-14 Estados Unidos
A Motorola desenvolveu e vai lançar no mercado coleiras para cães que permitem aos donos saber quase tudo sobre os seus cães e o dia-a-dia destes. Os dois modelos de coleira agora anunciados, para o cada vez mais sofisticado e exigente mercado dos produtos para animais de companhia, prometem fazer os donos abrir a carteira, para que os seus cães possam dispor de uma destas maravilhas tecnológicas concebidas pela Motorola.
Filtros: Cães
2015-01-04 Estados Unidos
Desde há muito que se propõem terapias com animais para aqueles em quem é diagnosticada alguma problemática do espectro do autismo, independentemente do grau. Sabe-se que as competências sociais acabam por sair sempre reforçadas, sejam cães, gatos, cavalos, golfinhos ou quaisquer outros animais que interajam com aquele que beneficia da terapia.
Filtros: Cães
2014-12-30 Global
A época que se aproxima é aquela em que mais problemas podem ser causados aos nossos animais de estimação. O fogo-de-artifício e outras fontes de barulhos menos comuns podem criar neles um elevado nível de «stress» e levar a que se assustem e magoem ou, em muitos casos, a que fujam para não mais voltar.
Filtros: Cães
2014-12-30 Estados Unidos
Cada vez mais a tecnologia de ponta é posta ao serviço dos humanos e dos animais. Desta vez, o felizardo foi um cão que viu ser-lhe restituído o andar, depois de um grupo de voluntários ter criado para ele umas patas biónicas e de as ter obtido numa impressora 3D de última geração.
Filtros: Cães
2014-12-30 Itália
De vez em quando, somos surpreendidos pelo engenho com que alguns tentam enganar todos os outros. Felizmente, já poucos se deixam enganar e as vigarices acabam mal para aqueles que as cometem, principalmente quando se tentam mostrar cães pintados como se fossem pandas e se tenta com essa patranha ganhar dinheiro.
2014-12-22 Estados Unidos
Um cão modelo que permite que os seus donos embolsem algo como 12000 euros mensais é algo raro, muito raro, mas é o feito que Bodhi tem conseguido ao longo dos tempos, ao ser preferido para campanhas publicitárias de várias marcas de artigos para cães.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Agueda, Portugal
pinshers miniatura LOP
são paulo, brasil
Canil menorah cativantes filho

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy