Estados Unidos

Ratos gigantes assustam no Sul da Flórida


2012-04-03

Os habitantes do Sul da Flórida estão outra vez preocupados com reaparecimento de uma espécie invasora de ratos gigantes, que já julgavam erradicada na região.

Estes animais terão sido trazidos por um homem desde a África Ocidental para serem mantidos como animais exóticos no território americano, mas uma fuga de um conjunto destes animais, que encontraram condições de excelência para se multiplicarem rapidamente em liberdade, levou a que as autoridades locais tivessem entrado num processo de erradicação que se julgou concluído já no ano de 2009. Porém, nos últimos meses um novo aparecimento desta espécie na região demonstrou que a erradicação definitiva será praticamente impossível de ser conseguida.

Os ratos-gigantes-africanos, ou ratos-gigantes-da-Gâmbia (Cricetomys gambianus), podem ser facilmente reconhecidos pelo seu tamanho, já que chegam a atingir os 90 centímetros de comprimento, entre o corpo e o rabo, e pesar mais de 3 quilos. São quase do tamanho de um gato doméstico e são um verdadeiro perigo para a saúde pública americana, já que podem ser transmissores de um conjunto de doenças que naturalmente não existem no continente americano.

Tanto quanto se sabe, o rato gigante chegou pela primeira vez à Flórida para comercialização em 1999, mas em 2003 a sua venda foi proibida nos Estados Unidos. Um animal desta espécie pode viver cerca de 7 anos e multiplicar-se a grande ritmo.

Os ratos desta espécie são, na sua maioria, bastante dóceis e têm sido muitas vezes tidos como animais de estimação, quer pela população autóctone africana, quer por colecionadores, em várias partes do mundo. Estes animais têm sido treinados em África, nomeadamente em Moçambique, para encontrar minas terrestes que foram deixadas durante os anos de guerra que o país passou e, se na América são vistos como uma praga, em África salvam vidas…


Notícias
2015-05-17 Japão
A Nikon desenvolveu uma máquina fotográfica para cães que funciona sempre que o ritmo cardíaco do cão se altera de forma significativa, fazendo aquilo a que chamaram uma «heartography». O objetivo deste equipamento é saber o que de facto faz um cão ficar agitado e o que faz alterar o ritmo cardíaco.
Filtros: Cães
2015-05-17 Austrália
Depois da novela em que, durante esta semana, se viram envolvidos Boo e Pistol, os cães Yorkshire Terrier do ator Johnny Depp, todos voltaram já à Califórnia, pondo fim a todas as notícias a seu respeito, totalmente devidas a uma falha administrativa do ator e dos seus agentes.
Filtros: Cães
2015-05-12 Portugal
30 e 31 de Maio, Hospital de Referência Veterinária Montenegro
O Centro de Formação do Hospital de Referência Veterinária Montenegro (HVM) realiza nos próximos dias 30 e 31 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00, o Curso de Dermatologia, com discussão de casos clínicos e consultas com pacientes.
2015-05-12 Portugal
É já no próximo dia 23 do corrente mês que passa a ser disponibilizado, por cabo, o canal Dog TV nos canis em Portugal. Até agora, os cães lusos ficavam em casa, simplesmente à espera que os donos chegassem.
Filtros: Cães
2015-05-02 Estados Unidos
Depois de muito se ter discutido sobre se os cães gostavam de ouvir música e de muitos estudos apontarem nesse sentido, eis que um grupo de investigadores das universidades americanas de Maryland e do Wisconsin dedicaram muito do seu tempo a tentar perceber se a música podia ter algum efeito sobre os gatos, terapêutico ou outro.
Filtros: Gatos
2015-05-01 Portugal
No Jardim Zoológico há uma nova mãe! A Anguka é uma gorila-ocidental-das-terras-baixas, e mãe de um pequeno gorila macho. A cria começa agora a descobrir a instalação exterior, mas sempre com a sua mãe, que a transporta no dorso, ou ao colo, por toda a instalação.
2015-04-24 Estados Unidos
Um surto de gripe canina está a assustar a população da região de Chicago, nos Estados Unidos, e levou já as autoridades sanitárias a enviar alertas aos donos, passeadores e tratadores de cães. Estima-se que na região mais de 5000 cães possam já ter contraído o vírus e que cerca de 1000 destes animais estejam contaminados dentro da própria cidade.
Filtros: Cães
2015-04-24 Japão
A forte ligação que humanos e cães desenvolvem está relacionada com um conjunto de fatores, que vão desde a necessidade que os cães têm de ter um líder, até à nossa necessidade de ter um amigo em quem confiar, sendo que pelo meio ficam muitos outros sentimentos igualmente importantes.
Filtros: Cães
2015-04-16 Estados Unidos
Mais 600 cães da raça Welsh Corgi Pembroke compareceram a um evento denominado «So Cal Corgi Beach Day» que se realiza no início de cada nova estação do ano na praia de Hutington Beach, na Califórnia, acontecendo portanto quatro vezes ao longo de cada ano civil.
Filtros: Cães
2015-04-16 China
No passado fim de semana, a cidade de Pequim foi palco de um acontecimento que, até há pouco, seria impensável no grande país asiático, onde poucos eram aqueles que entendiam os cães como animais de companhia.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Thidemar
Santo Tirso / Porto, Portugal
Pinscher Miniatura
Amarante, Portugal
Centro Veterinária de Amarante

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy