Portugal

Hipopótamo-pigmeu bebé brilha no Jardim Zoológico


2012-04-16

Lana é a mais recente fêmea da família de Hipopótamos-pigmeus do Jardim Zoológico.
Este nascimento representa uma evolução importante na espécie. Esta é a segunda cria do casal reprodutor de Hipopótamos-pigmeus do parque zoológico, tendo a irmã de Lana, sido transferida para o Faruk Yalcin Zoo, na Turquia, em 2011.

Em tudo semelhantes aos Hipopótamos, os Hipopótamos-pigmeus apresentam a mesma morfologia, mas com uma dimensão bem mais reduzida. O peso médio dos Hipopótamos-pigmeus varia entre os 160 Kg e os 270 Kg, enquanto os Hipopótamos rondam os 3200 Kg. As patas são mais compridas, enquanto os quatro dedos são mais esguios e apresentam pequenas membranas interdigitais.
Os Hipopótamos-pigmeus são também reconhecidos pela pele castanha, nua e macia, sempre húmida devido às secreções viscosas que produz.

As crias de Hipopótamo-pigmeu são amamentadas até aos oito meses e atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade. O período de gestação é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria, excecionalmente duas.

Quando se sentem ameaçados os Hipopótamos-pigmeus refugiam-se na água, abandonando o interior da floresta, onde habitam normalmente. São animais solitários e mais ativos durante a noite.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza é uma espécie vulnerável. A principal ameaça aos Hipopótamos-pigmeus é a destruição do seu habitat e a caça ilegal.

Visite o Jardim Zoológico e conheça esta nova cria de Hipopótamo-pigmeu, a Lana. Descubra as principais diferenças entre esta espécie e os Hipopótamos.



Notícias
2014-08-28 Global
Um grupo de biólogos e matemáticos, respectivamente da Universidade de Swansea, no País de Gales, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, afirmam ter descoberto o modelo que explica formalmente a actuação do cão pastor.
Filtros: Cães
2014-08-17 Portugal
Segundo um estudo realizado por uma empresa de análises de mercado, a Euromonitor Internacional, os portugueses, ao contrário da maioria dos europeus, preferem os cães aos gatos quando escolhem um animal de companhia.
Filtros: Cães
2014-08-17 Itália
Foi já há 15 anos que a Praia de Baubeach, situada no Norte de Itália, foi licenciada. A praia, situada no Mar de Maccaresa, só no ano de 2013 recebeu cerca de 7000 cães acompanhados pelos seus donos. Sim, aqui os donos podem entrar a acompanhar os seus cães, ao contrário das praias comuns italianas, onde a presença de cães a acompanhar os donos é proibida.
Filtros: Cães
2014-08-17 Portugal
Cumprindo mais uma vez o ciclo de exposições que se iniciou em Lisboa a meio de Julho, seguindo-se as já tradicionais exposições de Sintra no final do mesmo mês, os Jardins do Casino do Estoril recebem já no próximo fim-de-semana as Exposições Caninas da Costa do Estoril 2014, esperando-se que sejam, no mínimo, tão concorridas como nos anos anteriores.
Filtros: Cães
2014-08-10 Dinamarca
Está ser projectado, para ser inaugurado em 2019 em Givskud, na Dinamarca, um novo conceito de zoológico, onde os animais não vêm as pessoas, mas estas podem observá-los em espaços amplos, sem os incomodar ou interagir com eles.
2014-08-10 Estados Unidos
Em colaboração com o Museu de Ciência Naturais da Carolina do Norte e com o Movebank, que já faz o rastreamento por satélite de animais selvagens por todo o mundo, uma empresa americana ligada às tecnologias de informação desenvolveu um projecto de rastreador doméstico para saber o que fazem os nossos gatos quando estão a «passear», nomeadamente onde vão, quais são os seus hábitos e onde passam mais tempo.
Filtros: Gatos
2014-08-10 Estados Unidos
Não foi mais que uma brincadeira o que levou o investigador de segurança na rede, Gene Bransfiel, a equipar o seu gato, Coco, com um aparelho que regista os locais por onde o gato passeia e passa por redes de Wi-Fi que não estão protegidas e que podem com facilidade ser violadas pelos «Hackers».
Filtros: Gatos
2014-08-10 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de lançar um novo workshop de desenho. Traço a Traço pelo Jardim Zoológico tem Eduardo Salavisa como formador, com sessões que prometem aguçar os sentidos dos participantes. O desenho é uma arte que melhora a capacidade de observação, potencia os sentidos e aumenta a autoestima.
2014-07-27 Turquia
Em Istambul, na Turquia, uma empresa de reciclagem desenvolveu um equipamento a pensar nos cães de rua que vagueiam pela cidade. Se esta ideia inovadora vingar, num futuro próximo muitas outras cidades podem dar o exemplo e minimizar o sofrimento de muitos cães de rua que, infelizmente, continuam a vaguear por quase todos os locais onde existem aglomerados populacionais.
Filtros: Cães
2014-07-27
Quando há apenas 14 anos criaram na Flórida este abrigo para animais, os seus fundadores estavam longe de pensar que se iam tornar o maior santuário para gatos domésticos do mundo, e muito menos acreditaram que, em tão pouco tempo, poderiam salvar tantos gatos.
Filtros: Gatos


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Matosinhos, Portugal
Afiação de Lâminas Tosquia e T
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy