África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2014-04-18 Portugal
10 e 11 de Maio, Hospital Veterinário Montenegro
Inserido no ciclo de cursos promovidos pelo Centro de Formação do Hospital Veterinário Montenegro (HVM), irá decorrer o Curso «Emergência e Cuidados Intensivos», com formação teórico-pratica, nos próximos dias 10 e 11 de Maio, no Porto.
2014-04-18 Inglaterra
Uma empresa de estudos de mercado inglesa ligou a quase 1700 pessoas, donos de animais de estimação, para saber se gostavam mais de gatos ou de cães. Entre os que responderam ter uma preferência clara sobre a espécie preferida, houve algo que se alterou significativamente nos últimos anos: os homens passaram a preferir os gatos aos cães.
Filtros: Gatos
2014-04-12 Inglaterra
Um Dachshund a quem chamaram Mini Winnie, nascido no final do passado mês de Março, tornou-se o primeiro cão clonado em Inglaterra. No entanto, nasceu bem longe das terras de sua majestade, em Seul, na Coreia do Sul.
Filtros: Cães
2014-04-05 França
Um cão foi chamado a tribunal, num processo que envolvia o ministério público francês contra o possível homicida do dono do cão. Curiosamente, esta não foi a primeira vez que um cão foi chamado a depor em tribunal.
Filtros: Cães
2014-04-05 Rússia
Um homem de 55 anos, pôs a sua vida em risco quando seu cão caiu ao rio Moscovo, cujo cuja camada superior estava aparentemente gelada. Tudo aconteceu na zona de Strogino, um bairro moscovita, e o cão não se apercebeu que a camada de gelo era extremamente fina, pelo que, como acontece muitas vezes, acabou dentro da água gelada do rio.
Filtros: Cães
2014-04-01 Portugal
Os jovens inspetores, entre os 12 e os 15 anos, vão descobrir como é que através da ciência, da história e da literatura podem defender o planeta, vivendo uma experiência surpreendente.
Os alunos do 3º ciclo vão poder descobrir todos os pormenores sobre a defesa dos oceanos, através das atividades educativas apresentadas pelo Oceanário de Lisboa. A aprendizagem é feita através de atividades inéditas que proporcionam a descoberta dos maiores segredos e curiosidades do mundo marinho.
2014-04-01 Portugal
Pinturas Faciais, Workshops, Caça aos Ovos e muitas emoções é a promessa do Jardim Zoológico para a Páscoa
No dia 20 de abril, o Jardim Zoológico irá celebrar a Páscoa mais selvagem do País. O dia é de festa, por isso, são muitas as atividades pensadas para miúdos e graúdos. Traga muita energia, boa disposição e prepare-se para um dia em cheio.
2014-04-01 Portugal
É já no próximo Domingo, dia 6 de Abril, que o Montijo irá ser palco da sua 4ª Exposição Canina Nacional. O certame vai ser realizado no Parque de Exposições do Montijo, com a recepção dos cães a concurso a começar às 9h00 da manhã e os julgamentos a terem início uma hora mais tarde, a partir das 10h00.
Filtros: Cães
2014-03-27 China
Um homem chinês foi detido, depois de lhe serem encontradas 22 crias de urso-negro-asiáticos no carro. Quando confrontado com a presença dos animais na sua viatura, ainda tentou alegar que eram cães muito parecidos com ursos, mas a polícia não foi na conversa e acabou detido, para ser sujeito a julgamento por contrabando de animais de espécie protegida.
2014-03-27 Reino Unido
São muitos os casos em que os cães ajudam os donos a socializar com outras pessoas, durante os passeios diários, nos veterinários, ou noutras situações. Algumas dessas pessoas acabam por estabelecer relações de amizade, mais ou menos longas, e dentro dessas há ainda aquelas que acabam no altar, acompanhadas pelos seus fiéis amigos, tal como nesta história que nos chega de Inglaterra.
Filtros: Cães



Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Alverca, Portugal
Treino canino
São Bernardo do Campo, Brasil
ACUPUNTURA E MEDICINA HOLISTIC
Sintra, Portugal
Dão-se gatinhos

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy