África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2015-02-26 Japão
Investigadores japoneses da Universidade de Quioto estudaram o comportamento dos cães para com quem lhes mente e concluíram, não só que os cães percebiam que lhes estão a mentir, como que eles deixam de confiar na pessoa que o faz.
Filtros: Cães
2015-02-18 Global
Ainda não há consenso sobre o local onde os primeiros cães domésticos surgiram e já se estuda outro grande momento na evolução do cão como animal doméstico, o momento em que os primeiros cães terão chegado ao continente americano.
Filtros: Cães
2015-02-18 Estados Unidos
Um astronauta já retirado foi fazer a sua última fotografia para a agência espacial norte americana NASA, mas não foi sozinho. Quis perpetuar o momento na companhia dos seus dois cães, algo muito diferente do que é costume nestas ocasiões solenes.
Filtros: Cães
2015-02-18 Portugal
Entre os dias 21 e 22 de Fevereiro, o Europarque em Santa Maria da Feira recebe a 11ª Edição do Congresso Hospital Veterinário Montenegro, onde mais de 2500 especialistas de renome, nacional e internacional, vão desvendar os «maiores segredos» da medicina geriátrica, discutindo as principais doenças que afectam a saúde dos animais geriátricos e quais as melhores soluções para as prevenir e tratar.
2015-02-11 Escócia
Um vídeo de um carneiro com a mania que é cão tem feito as delícias de milhões de pessoas através das redes sociais. O carneiro ficou sem os seus pais ainda muito jovem e, na altura, foi acolhido e protegido pelos cães da quinta onde nasceu, na Escócia.
Filtros: Cães
2015-02-11 Portugal
As Pousadas de Portugal vão começar a acolher nos seus espaços cães de pequeno porte que acompanhem os seus donos nos dias que ali pernoitarem. Esta iniciativa recebeu o nome de «Dog Friendly» e a oferta de acolhimento dos pequenos cães de companhia vai estar disponível em 16 das pousadas desta rede de estabelecimentos hoteleiros de referência.
Filtros: Cães
2015-02-05 Itália
Um fotógrafo italiano, Dan Bannino, criou um conjunto de fotografias tendo por base cães abandonados. Até aí, nada de especial teria ideia, não fosse o facto de os cães serem fotografados vestidos e com semelhanças a escritores famosos.
Filtros: Cães
2015-01-28 Estados Unidos
Imagine que o seu gato de estimação, para grande desgosto seu, morre. Sofrendo, faz-lhe o funeral e, passados 5 dias, o gato volta a casa como se nada tivesse acontecido, só o mau especto o trai. Foi isso que aconteceu a Ellis Hutson, em Tampa, na Flórida, que ainda não recuperou completamente do susto, pois agora tem um gato zombi e vai ter que lidar com isso.
2015-01-28 Portugal
Começa já na próxima sexta feira, dia 30 de janeiro, a edição do Pet Festival 2015 – Salão dos Animais de Estimação, que mais uma vez terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Filtros: Cães
2015-01-24
Os animais de companhia podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental dos seus donos e daqueles com quem interagem. Já muito falámos aqui desse tema, mas nos últimos dias, literalmente, vidas humanas foram salvas por animais que não tinham qualquer tipo de treino para o fazerem, mostrando que a sua intuição, por si só, é suficiente para salvar vidas a crianças ou idosos, não fazendo distinção.
Filtros: Gatos


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Agueda, Portugal
pinshers miniatura LOP

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy