África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2015-04-24 Estados Unidos
Um surto de gripe canina está a assustar a população da região de Chicago, nos Estados Unidos, e levou já as autoridades sanitárias a enviar alertas aos donos, passeadores e tratadores de cães. Estima-se que na região mais de 5000 cães possam já ter contraído o vírus e que cerca de 1000 destes animais estejam contaminados dentro da própria cidade.
Filtros: Cães
2015-04-24 Japão
A forte ligação que humanos e cães desenvolvem está relacionada com um conjunto de fatores, que vão desde a necessidade que os cães têm de ter um líder, até à nossa necessidade de ter um amigo em quem confiar, sendo que pelo meio ficam muitos outros sentimentos igualmente importantes.
Filtros: Cães
2015-04-16 Estados Unidos
Mais 600 cães da raça Welsh Corgi Pembroke compareceram a um evento denominado «So Cal Corgi Beach Day» que se realiza no início de cada nova estação do ano na praia de Hutington Beach, na Califórnia, acontecendo portanto quatro vezes ao longo de cada ano civil.
Filtros: Cães
2015-04-16 China
No passado fim de semana, a cidade de Pequim foi palco de um acontecimento que, até há pouco, seria impensável no grande país asiático, onde poucos eram aqueles que entendiam os cães como animais de companhia.
Filtros: Cães
2015-04-16 Portugal
18 e 19 de Abril, Hospital de Referência Veterinária Montenegro
Inserido na oferta de cursos de 2015, o Centro de Formação do Hospital de Referência Veterinária Montenegro (HVM) realiza nos próximos dias 18 e 19 de Abril, entre as 9h00 e as 18h00, o Curso de Cirurgia de Tecidos Moles, com formação teórico-prática.
2015-04-09 Portugal
No próximo Domingo, dia 12 de Abril, o Montijo irá ser palco da sua 5ª Exposição Canina Nacional. O certame vai ser realizado no Parque de Exposições do Montijo, com a receção dos cães a concurso a começar às 9h00 da manhã e os julgamentos a terem início uma hora mais tarde, a partir das 10h00.
Filtros: Cães
2015-04-08 Estados Unidos
São muitas as competências reconhecidas aos cães. Para nos guiarem quando os olhos faltam, para nos protegerem, para nos ajudarem a diagnosticar doenças, para nos obrigarem a fazer exercício físico e tantas outras coisas que os cães sabem fazer tão bem.
Filtros: Cães
2015-03-25 Inglaterra
Poder-se-ia quase usar a velha expressão «estes ingleses estão doidos», mas parece que não. É mesmo verdade, um grupo de cidadãos, súbditos de sua majestade, realizou uma corrida de cães cuja finalidade era encontrar o sexo e o nome próprio do próximo príncipe que deverá nascer durante o próximo mês de abril, o que ainda não foi oficialmente revelado pela casa real, e que faz aumentar as expectativas e também as apostas por parte dos muito fleumáticos ingleses.
2015-03-25 Japão
Uma empresa japonesa com sede em Tóquio está a desenvolver um novo conceito de negócio, nomeadamente o aluguer de cães para pequenos passeios e, aparentemente, não se está sair nada mal. Os japoneses são, na sua esmagadora maioria, verdadeiramente apaixonados por cães e gatos, mas na sua maioria têm também um grande problema de falta de espaço nas suas pequenas habitações características das grandes cidades.
Filtros: Cães
2015-03-24 Portugal
Férias da Páscoa rimam com tempo livre e ao ar livre, aprendendo mais sobre os animais mais incríveis do Jardim Zoológico. Entre 23 de Março e 2 de Abril, o Jardim Zoológico realiza o Campo de Férias – ATL de Páscoa e abre as suas portas às crianças mais curiosas entre os 6 e os 16 anos, que terão a oportunidade de conhecer de perto algumas espécies através de encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do parque e tornarem-se verdadeiros Exploradores da Natureza.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Santo Tirso / Porto, Portugal
Pinscher Miniatura
Amarante, Portugal
Centro Veterinária de Amarante
São Paulo, Brasil
canil menorah filhotes amoroso

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy