África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2014-11-16 França
Uma rocambolesca história envolvendo um tigre à solta deixou em alerta, durante a passada semana, as populações que residem entre Paris e Montévrain. Esta região, que alberga o conhecido parque temático da EuroDisney, conheceu uma agitação como há muitos anos não se conhecia, com centenas de pessoas à procura desse suposto tigre que, afinal, não era mais do que um gato selvagem que se aproximou das pessoas, algo que normalmente estes animais não fazem.
Filtros: Gatos
2014-11-16 Estados Unidos
Todos conhecemos alguns dos sinais que nos são indicados pelas caudas dos cães, nomeadamente que abanar a cauda de forma rápida indica contentamento, e meter o rabo entre as pernas indica medo. Uma investigação mais detalhada com recurso a imagens superlentas, levada a cabo por um grupo do Laboratório de Cognição e Comportamento Canino da Universidade de Gainesvile, na Flórida, concluiu que mais que usar a cauda para comunicar connosco, os cães usam-na para comunicarem entre si, e aqueles que viram por algum motivo a sua cauda cortada usam outros recursos para comunicar com os outros cães, embora sintam a sua capacidade de «expressão» reduzida.
Filtros: Cães
2014-11-09 Estados Unidos
Existem já, pelo mundo fora, muitos cães preparados para ajudar os humanos nas suas patologias. Sejam os conhecidos cães-guia para os invisuais, sejam os cães que avisam os donos que estão a ter uma crise de diabetes, ou aqueles que acordam os donos com narcolepsia, entre outras competências muito particulares conhecidas de outros cães por esse mundo fora.
Filtros: Cães
2014-11-09 Inglaterra
Há gestos que definem a forma como se vive, como nos entregamos a um animal ou como podemos fazer a diferença. No reino unido uma idosa em fase terminal sabendo que o seu tempo estava a chegar ao fim pediu como último ato ser presente ao seu cavalo.
2014-11-02 Portugal
A Associação Animais de Rua está a realizar um importante trabalho no controlo do número de gatos que habitam a pequena Ilha de Faro, tendo já esterilizado e desparasitado uma parte significativa da população de pequenos felinos da ilha.
Filtros: Gatos
2014-10-26 Portugal
15 e 16 de Novembro 2014, Hospital Veterinário Montenegro, Porto
Encerrando a agenda de formações de 2014, o Centro de Formação do Hospital Veterinário Montenegro (HVM) realiza, nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, no Porto, o Curso de Dermatologia em animais, com componente teórico-prática.
2014-10-26 Alemanha
Um recente estudo realizado na Alemanha vem demonstrar que, ao contrário do que acontece noutros países, os alemães estão cada vez mais convictos que levar os seus animais de companhia para o trabalho faz bem aos donos, aumenta a produtividade e baixa os níveis de “stress”.
Filtros: Cães
2014-10-26 Estados Unidos
Neste Sábado, dia 25 de Outubro, decorreu em Nova Iorque a já famosa parada do Halloween canino. Foram às centenas os cães que participaram mascarados com os mais estranhos adereços e aos milhares os habitantes da cidade que assistiram e levaram os seus cães a ver os outros fantasiados.
Filtros: Cães
2014-10-19 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um museu situado em St. Louis, no Missouri, permite que os cães visitem livremente a exposição. Afinal, aquele espaço é dedicado a eles e, sem os cães que ajudaram a construir a história do mundo, o museu não existiria e muita dessa história ficaria por contar.
Filtros: Cães
2014-10-19 Portugal
O Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a conhecerem a sua nova proposta educativa na 11ª edição do Dia Aberto ao Professor, que se realizará no próximo dia 25 de outubro. A programação deste ano letivo destina-se a promover a descoberta do mundo marinho e a confiança de que crianças, jovens e adultos necessitam para acreditar que de facto é possível fazer a diferença nos oceanos de hoje e do futuro.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
são paulo, Brasil
Canil Menorah filhotes amáveis
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês
Guarapari, Brasil
Vendo boxer

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy