África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2014-12-22 Estados Unidos
Um cão modelo que permite que os seus donos embolsem algo como 12000 euros mensais é algo raro, muito raro, mas é o feito que Bodhi tem conseguido ao longo dos tempos, ao ser preferido para campanhas publicitárias de várias marcas de artigos para cães.
Filtros: Cães
2014-12-22 Global
Na quadra que agora se festeja, surge sempre a possibilidade de oferecer um animal de companhia a alguém de quem gostamos muito. Por muito que essa pessoa gostasse de receber esse animal, convém ponderar e tentar perceber junto dela ou da família se todos estão preparados e se dispõem de condições de tempo e espaço para tratar dele de forma responsável.
2014-12-22 Portugal
A Câmara Municipal de Grândola vai iniciar um plano de controlo populacional de gatos assilvestrados na Península de Troia. Estes animais estão distribuídos por quatro colónias e não se sabe ao certo quanto tempo irá demorar a operação, até porque não se sabe exatamente quantos gatos existem naquelas condições na malha urbana daquele território, apenas se sabe que o seu número não para de aumentar e pode por em causa a saúde pública.
2014-12-18 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um cão que estava indicado para eutanásia por se encontrar paralisado foi adoptado e hoje, passado dois anos, é um caso de sucesso, tendo conseguido recuperar duma forma que ninguém acreditava ser possível.
Filtros: Cães
2014-12-18 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de receber dois exemplares de Lince-ibérico, no âmbito do projecto de conservação desta espécie, em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este é o felino mais ameaçado do mundo.
2014-12-16 Portugal
Depois de muitos anos em que o felino mais ameaçado do mundo não foi visto em liberdade em Portugal, o primeiro casal criado em cativeiro foi hoje libertado, ainda que de forma controlada, para que brevemente possa percorrer montes e vales e criar descendência, garantindo a esta espécie ameaçada um futuro em liberdade total.
2014-12-10 Portugal
A Câmara Municipal da Maia divulgou uma proposta de investimento de cerca de 100.000 euros para a melhoria das condições dos animais errantes que acolhe e que ONG`s locais também acolhem com a colaboração da edilidade.
2014-12-10 Estados Unidos
É raro um gato com uma tão grande deficiência sobreviver tanto tempo. Frank and Louie viveu 15 anos e aos 13, em 2012, tornou-se notícia a nível mundial por ser recordista entre os gatos com este tipo de deformação.
Filtros: Gatos
2014-12-10 Equador
Quando quatro amigos de nacionalidade sueca decidiram participar numa ultramaratona, na floresta amazónica do Equador, estavam longe de imaginar quão duro era o seu desafio, mas chegaram ao fim e levaram para casa um troféu que nunca esperaram.
Filtros: Cães
2014-12-10 Espanha
Um homem invadiu, no último sábado, o recinto dos leões no zoo de Barcelona. Foi retirado com vida do local e levado para um hospital local, onde se encontra internado em estado crítico. O homem, de 45 anos, vestia na altura um uniforme tipo militar e tinha às costas uma mochila e, sem que nada o fizesse prever, de repente saltou para a zona onde os leões habitam e dirigiu-se na sua direcção.


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
Braga, Portugal
Cachorros Castro Laboreiro
São Paulo, brasil
canil menorah em clima de nata
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy