África do Sul

Cães ajudam a proteger rinocerontes


2012-04-23

As autoridades sul africanas, preocupadas com a continuação do abate de rinocerontes por parte de caçadores furtivos, decidiu criar brigadas caninas para reforçar o controlo das zonas protegidas. É principalmente perto da fronteira com Moçambique que mais ataques a estes animais em vias de extinção se têm feito sentir.

A África do Sul tem sido um dos países que mais tem investido na protecção dos seus rinocerontes e, ao fim de alguns anos, os progressos conseguidos têm sido grandes, com o número destes animais a aumentar significativamente em algumas regiões. Muito do trabalho efectuado está para lá da mera fiscalização e punição dos caçadores furtivos, partindo antes de mais de um trabalho importante com as populações. Estas são alertadas para o facto de os rinocerontes serem mais importantes e rentáveis vivos, já que a ida de turistas ao país e às regiões onde podem observar estes animais acaba por criar empregos, directos e indirectos, com o turismo de natureza a gerar localmente importantes recursos.

Só no ano de 2011 foram contabilizados no país 448 abates ilegais de rinocerontes. Outros terão acontecido sem que nunca ninguém saiba, por acontecerem em zonas ainda com menos controlo. Numa população já de si muito abalada pela caça clandestina ao longo dos anos, tudo isto acaba por deitar por terra muito do trabalho e investimento feito, na tentativa de proteger a espécie.

Até agora, a protecção dos rinocerontes estava entregue a forças militares, guardas da natureza das próprias zonas protegidas e guias autóctones, mas daqui para a frente, estes agentes vão poder contar com o apoio de cães treinados na busca de caçadores furtivos, numa tentativa de criar sobre estes uma pressão permanente que os leve a deixar para trás a caça e a dedicarem-se a outras actividades. Antes dos cães, tentou-se em algumas regiões sedar os rinocerontes e serrar-lhes o corno com toda a segurança, para que assim deixem de ser um alvo para os caçadores. Este procedimento tem resultado mas, para além de necessitar de muitos meios físicos no terreno, retira a beleza dos animais e torna-os também menos capazes de se defenderem de outros animais da mesma espécie, tornando-os muito vulneráveis.

O treino de cada cão está orçamentado em 8000 dólares, mas este valor é apenas uma gota de água no total do investimento que todos os anos é feito no sentido de capturar esses caçadores furtivos. O único objectivo destes criminosos é retirar dos animais o seu corno, já que em algumas regiões do planeta ainda se acredita ter propriedades medicinais. Tem por isso um elevado valor no mercado negro internacional, podendo atingir os 70000 euros por quilo, depois de esmagado e processado. Um corno de rinoceronte pode render mais de 250000 euros, já que quando retirado do animal pode pesar 12 quilos, antes de o esmagarem e retirarem algumas partes não comercializaveis.


Notícias
2014-09-28 Portugal
Com o intuito de proteger os rebanhos e os lobos-ibéricos, diminuindo os conflitos entre os criadores de gado e os animais selvagens, vai começar a ser implantado no terreno o projeto «Life MedWolf – Boas Práticas para a conservação do lobo em regiões Mediterrânicas».
Filtros: Cães
2014-09-20 Portugal
No âmbito do programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), o Jardim Zoológico enviou um Hipopótamo-pigmeu, para o Zoo de Turim. Nascido no Jardim Zoológico em 2011, o hipopótamo José Maria está quase a atingir a maturidade sexual, pelo que este é o momento indicado para iniciar uma nova etapa.
2014-09-20 Austrália
Pensamos sempre nos cães como animais alegres e brincalhões mas, segundo um estudo apresentado esta semana e publicado na revista «Plos One», eles podem ser pessimistas. De acordo com este estudo, desenvolvido na universidade australiana de Sidney, os cães esperam que os seus dias tragam bons acontecimentos, o que nem sempre acontece e, nesses casos, alguns cães ficam profundamente pessimistas.
Filtros: Cães
2014-09-14 Estados Unidos
Falar com os cães é importante, mas do que verdadeiramente eles gostam é de festas e carinhos. Pelo menos, é o que diz um estudo da Universidade do Arizona com a colaboração de investigadores de outras universidades americanas, revelado recentemente pelo Huffington Post.
Filtros: Cães
2014-09-07 Inglaterra
Um cão de raça lurcher, de nome Jed, foi já por 17000 vezes indicado para adopção, ao longo de 7 anos, mas até agora ninguém quis ficar com ele, apesar de já ter inclusive ido para casa de uma eventual família adoptante.
Filtros: Cães
2014-09-07 Japão
Mais que dizer que «alguém tem uma memória de elefante», vamos poder começar a usar a expressão «alguém tem um nariz de elefante», sem qualquer ofensa àquele a que nos dirigimos, nem ao tamanho do seu nariz.
2014-08-31 Moçambique
No ano de 2009, surgiu numa região central de Moçambique, no Distrito de Guro, uma praga de mambas, serpentes altamente venenosas que podem matar um ser humano se este não receber tratamento depois de ser mordido.
Filtros: Gatos
2014-08-28 Global
Um grupo de biólogos e matemáticos, respectivamente da Universidade de Swansea, no País de Gales, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, afirmam ter descoberto o modelo que explica formalmente a actuação do cão pastor.
Filtros: Cães
2014-08-17 Portugal
Segundo um estudo realizado por uma empresa de análises de mercado, a Euromonitor Internacional, os portugueses, ao contrário da maioria dos europeus, preferem os cães aos gatos quando escolhem um animal de companhia.
Filtros: Cães
2014-08-17 Itália
Foi já há 15 anos que a Praia de Baubeach, situada no Norte de Itália, foi licenciada. A praia, situada no Mar de Maccaresa, só no ano de 2013 recebeu cerca de 7000 cães acompanhados pelos seus donos. Sim, aqui os donos podem entrar a acompanhar os seus cães, ao contrário das praias comuns italianas, onde a presença de cães a acompanhar os donos é proibida.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade



Galeria fotográfica

Classificados
belo horizonte, Brasil
Pousada Animal - Hotelzinho e
Guarapari, Brasil
VENDO BOXER
São Paulo, brasil
Canil Menorah filhotes de ótim

Animais * Clix
Contacto
Login
Privacy policy